23 de Março 1980, 37 Anos sem Jacob Mathias Miller morte precoce ao 27 anos




Jacob Miller ou Jacob Mathias Miller foi um cantor de reggae. Nasceu em Mandeville, interior da Jamaica, no dia 4 de maio de 1952 e morreu no dia 23 de março de 1980, aos 27 anos.

Tendo gravado o seu primeiro disco pela Coxsone Dodd, intitulado "Love Is A Message" (aka ’Let Me Love You’) em 1968, com 16 anos. A música não foi um hit, e Miller teve que esperar alguns anos para retornar aos estúdios. Em 1974 ele gravou alguns singles de Augustus Pablo, incluindo: "Each One Teach One", "Keep On Knocking", "False Rasta", "Who Say Jah No Dread" e "Baby I Love You So". A maioria eram bem populares no circuito do Reino Unido.

Infelizmente, a Island Records colocou impasses nos créditos e Miller ainda estava com seu brilho ofuscado.

As coisas começaram a mudar quando Jacob Miller torna-se um membro da banda Inner Circle. Em 1976, as batidas Roots evidenciaram em hits como "Tenement Yard" e "Tired Fe Lick Weed In A Bush" (ambas creditadas a Jacob Miller).

As batidas do Roots Rock Reggae, combinadas com o explosivo estágio de Miller, fizeram o Inner Circle despontar como banda TOP no final dos anos 70 na Jamaica. Miller era um homem exuberante, possuído por características peculiares diante dos demais cantores de reggae, e no Inner Circle conseguiu fixar hits inabaláveis na história do Reggae, incluindo: "All Night Till Daylight" e "Forward Jah Jah Children". Ele também fez parte, em 1978, de um famoso concerto em Kingston chamado "One Love Peace Concert", onde Bob Marley juntou as mãos com Edward Seaga e Michael Manley, e teve um papel divertindo no maravilhoso longa metragem chamado Rockers, de 1979. Miller morreu em 1980, pouco depois de ter visitado o Brasil ao lado de Bob Marley. Ele tentava dirigir e fumar baseado, ao mesmo tempo, quando o carro que dirigia bateu num poste e o vocalista quebrou o pescoço e caiu na pedra. Depois da morte de Miller, o Inner Circle permaneceu separado até 1986, quando retornou com o vocalista Calton Coffie, atingindo a fase de maior sucesso na carreira







Nenhum comentário:

Postar um comentário