Historia do Reggae Gravadora Wackie´s


Uma pequena historia de uma gravadora muito boa que contribuiu e muito para historia do reggae.

Depois de bastante tempo de pausa, abrimos os trabalhos de 2014 retomando a seção Label History aqui no site, que como o próprio nome diz, tem a intenção de desvendar um pouco da história dos selos que produziram e gravaram os sons que a gente tanto curte.
Nessa edição, a estrela da vez é a Wackie´s. A icônica gravadora foi fundada pelo jamaicano Lloyd Barnes, que também era conhecido como Bullwackie ou Fada (Papa) Wackie, um dos pioneiros na fundação dos primeirso estúdios em Nova York especializados em ritmos jamaicanos.

Barnes deu seus passos iniciais na música ainda na década de 1960, período em que atuou junto a nomes como Prince Buster – que foi um grande mentor de Bullwackie – e Duke Reid, com quem trabalhou como engenheiro de som na lendária Treasure Isle. No final da década de 1960 migrou para NY, e no início dos 1970, abriu no bairro do Bronx um misto de estúdio e loja de discos, e lá trabalhou de um jeito original e especial, se destacando entre os produtores da época. Ele também levou às ruas nova-iorquinas o sistema de som Bullwackie’s Disco, que relembrava e reverenciava suas origens entre os rude boys em Trenchtown.

Passaram pelas mãos mágicas de Bullwackie artistas como Sugar Minott, Johnny Osbourne, Horace Andy, Wayne Jarrett, Jah Batta, Paragons, Milton Henry, Lee Perry e tantos outros, artistas esses que receberam o toque criativo de Barnes, que criou diversas obras interessantíssimas.
Atualmente, Papa Wackie mantém outro estúdio em NY, e trabalha com músicos de vários cantos do mundo – como é o caso dos japoneses, que tem um público apaixonado pelas masterpieces Wackie´s.
Quer conhecer um pouco mais sobre Lloyd Barnes? Recomendamos o documentário Wackies: Bullwackie in New York (links abaixo), que mostra cenas e falas do criador do selo, além de contar com a participação de grandes nomes da música jamaicana.


Parte 1

parte 2




parte 3




parte 4





Texto Adaptado
Fonte:http://groovinmood.com/colunas/label-history/label-history-wackies/
Todos os direitos reservados aos autores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário